Desde seu surgimento em 1901, a Caridade Portuguesa Maria Pia tem marcado a cidade de Botucatu com sua influência e contribuições significativas. Nomeada em homenagem à Rainha Maria I, esta sociedade de socorro mútuo foi organizada por portugueses, e seu principal objetivo era cuidar de seus membros associados e suas famílias de origem portuguesa.
No início, qualquer cidadão de outras nacionalidades poderia se associar e usufruir dos benefícios oferecidos pela sociedade, porém sem o direito a voto. Eles cuidariam de encontrar emprego, alimentar e vestir aqueles que não pudessem trabalhar, providenciar cuidados médicos, ajudar nos funerais e até ajudar no repatriamento.
Segundo o livro "Botucatu: cidade dos bons ares e das boas escolas", a Caridade Portuguesa Maria Pia já estava bem estabelecida em 1903, contando com 11 sócios-fundadores, 5 benfeitores, 3 sócios-honorários (o rei, a rainha e a rainha-mãe), além de 100 contribuintes.
Foi construída uma sede para a Caridade graças à generosidade de Antônio Ferreira da Veiga Russo, que doou sua chácara para a causa. Raul Alves da Rocha, que projetou e dirigiu a construção, também foi responsável pela construção de outra edificação importante em Botucatu - a atual agência dos Correios.
Infelizmente, o plano de construir um hospital português no terreno da Caridade Portuguesa nunca foi totalmente realizado. Apesar da fachada frontal do edifício ter sido construída, o bloco do hospital não se materializou. O projeto para o hospital foi de autoria de um outro português chamado Manoel Álvaro Guimarães, mas a construção foi paralisada quando o foco se voltou para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Botucatu.
A história da Caridade Portuguesa Maria Pia permanece viva e interessante. Entre os marcos notáveis, a sede da Caridade foi arrendada à Escola de Pharmacia e Odontologia de Botucatu no início dos anos 1930 e se tornou sede da Câmara dos Vereadores de Botucatu por um período. Embora as datas exatas de sua ocupação sejam incertas, o edifício foi, mais tarde, escolhido como sede do Consulado Português, um uso que perdurou até o ano de 2011, sendo seu último Cônsul o Senhor Manuel Rosa Cardoso.